Gnocchi da sorte – Gnocchi de ricota

O gnocchi da sorte é uma simpatia italiana que caiu no gosto dos paulistanos há vários e vários anos. Em resumo, você deve colocar dinheiro embaixo do seu prato de gnocchi todo dia 29, devendo guardar a nota até o próximo dia 29 – fazendo isso, teoricamente all your dreams will come true.

Quando vi o tweet falando do gnocchi da sorte no M de Mulher (portal do qual faço parte), comecei a falar sobre a receita de gnocchi de ricota  que a minha avó fazia em casa. Ela também fazia o de batata, que  não é difícil de fazer, mas o de ricota é muitíssimo mais simples e saudável; quase qualquer um tem capacidade de fazer, e é lúdico sabe? Uma delícia ficar brincando de “massinha comestível” – e sua mão fica incrivelmente macia.

Segue pois, a receita de gnocchi de ricota da família:

ricotta_gnocchi

Gnocchi di Ricota


Ingredientes – 4 pessoas – 400 g ricota fresca, 250 g farinha de trigo, 2 ovos, uma pitada de sal  e uma pitada de noz moscada

Modo de preparar

Amassar bem a ricota com um garfo,  e misturar a farinha, os ovos e as pitadas de sal e noz moscada.
Trabalhar a massa até ficar lisa e homogênea (como toda receita de salgado, as quantidades são arpoximadas; caso perceba que a massa não está no ponto pra fazer os “rolinhos”, coloque mais farinha).

Fazer os rolinhos e cortar em forma  de gnocchi e cozinhar em água salgada fervente.

Retirar da água assim que os gnocchi subirem à superfície.

Servir com molho de sua preferência (eu gosto dom molho de tomate bem
básico – fica leve, light e dá sensação de saciedade)

Observação

1. Há muitas receitas de gnocchi de ricota recomendando fazer bolotas maiores, ao invés daquele tradicional tamanho do gnocchi. Eu não gosto, faço no tamanho do de batata, e fica muito bom.

****

P.S. Depois dou a receita do meu molho de tomate…

P.S. II (a missão) A Lulu Bruscaidar já experimentou a receita e super aprovou!!

Similar Posts:

Share

4 comentários sobre “Gnocchi da sorte – Gnocchi de ricota

  1. Eu fiz! Uma delícia… Recebi muitos elogios e olha que a família aqui é italiana dos dois lados! Elas fazem gnhoccis de batata fantásticos: Minha cunhada faz um nhoque mais durinho e minha mãe bem molinho. Cada um maravilhoso do seu jeito!
    Mesmo com essas referências ‘de responsa’, tive muitos elogios!
    Façam e acreditem: A sorte já começa em poder comer uma de-lí-cia dessas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>