Onde ouvir boa música ao vivo em São Paulo

Well, vocês sabem que São Paulo tem eventos para todos os gostos e estilos musicais, então seria absolutamente impossível listar lugares de todos os gêneros da cidade; por isso, a ideia aqui é mostrar os lugares onde há boa música ao vivo do que eu curto, mencionando portanto lugares que eu frequento e que na maioria das vezes, têm uma programação homogênea – ou seja, é raro haver algo ruim.  Tendo bom gosto musical, dificilmente alguém se arrependerá de ter ido a essas casas. Divirtam-se!

Auditório do Ibirapuera

Pra começar, o lugar é lindo.  Projeto de Oscar Niemeyer, programação extremamente diversificada, indo da música clássica à MPB, passando pelo jazz (esta semana por exemplo, tem Villa Lobos na 6a feira – que assistirei – e  Ana Canas no domingo) em espetáculos sempre de grande qualidade). Tenho visto muita coisa boa lá, e os preços são acessíveis. Além disso, há a possibilidade de se fazer reservas de ingressos pelo site. A acústica também é muito boa. Adoro terminar o fim de semana com um espetáculo no começo da noite (19:00). Delícia, viu?

Sala São Paulo

Parte do Complexo Júlio Prestes, localizado no Centro da cidade, a Sala São Paulo era uma antiga estação de trem que foi reformada a fim de tornar-se a maior e mais moderna sala de concertos da América Latina. O Complexo Júlio Prestes também abriga a sede da Osesp, indicada pela revista inglesa Gramophone como uma das três orquestras emergentes no mundo às quais se deve prestar atenção.

A programação é muito bem cuidada (confira aqui a de 2010, com detalhamento no hot site), e os preços da plateia superior (que é muito boa tanto em termos de visão quanto de acústica – já assisti a vários espetáculos de lá) também não são salgados tendo em vista a qualidade oferecida pela casa). Pra quem for cliente Itaú Personalité, dentro da programação Osesp  Personalité (série especial de concertos muitíssimo bem cuidada), o estacionamento é gratuito, viu?

Eu tenho especial predileção por algumas recomendações da casa (confira no setor ingressos) onde nos é informado que crianças são benvindas (havendo inclusive aconselhamento quanto ao tipo de espetáculo adequado) e que trajes adequados são aconselháveis (não, moçada, eu não sou do tipo que acha que se vai a qualquer lugar como se quer – alguém aqui trabalha de biquini, por acaso? :-) . A

Ainda quanto à Sala São Paulo, gostaria de destacar uma programação infantil magnífica: a série Aprendiz de Maestro, uma realização da TUCCA (Associção para Crianças e Adolescentes com Câncer). Os espetáculos, realizados uma vez por mês aos sábados de manhã, são voltados para o público infantil com o objetivo de criar o interesse da criança pela música clássica (mas posso dizer? eu adorava levar meu filho, aprendia muito). Falei bastante sobre o projeto nesse post aqui, que inclusive tem vários vídeos – vale a ver, viu?

Programação do Sesc

O Sesc tem sempre uma programação deliciosa em matéria de música. Gosto em especial do Sesc Pompeia e do Sesc Pinheiros (mas é bom deixar claro que há várias unidades espalhadas pela cidade, todas com programação muito boa). Em geral a programação gira em torno de música popular, mas sempre de boa qualidade. Eu nunca errei quando fui parar na choperia do Sesc Pompeia, mesmo sem saber direito o que estava acontecendo – e os preços também são super camaradas.

Jazz nos Fundos

Um dos segredinhos de Pinheiros, o Jazz nos Fundos fica escondido no terreno de um estacionamento. É pequenininho, apertado, simples, mas a qualidade da música é ótima. Super vale a pena!

Syndikat Jazz Club

O Syndikat é outro bar de jazz escondidinho, dessa vez nos Jardins. As apresentações ao vivo, que rolam no porão, são sempre bacanas; as bebidas e os belisquetes também são bons. É um pouco mais caro que o Jazz nos Fundos citado acima.

Teta


Bar pequenininho em Pinheiros (na frente do Cemitério São Paulo), descompromissado, com comidinhas gostosas e bom jazz sempre. Querem uma resenha mais paciente e elaborada que a minha (que, devo admitir, por vezes consiste apenas num “vai lá”)? Tem aqui.

Ó do Borogodó

Casa de samba e choro, de excelente reputação, também em Pinheiros, também pequenininha, com  programação musical excelente. Ano passado ganhou o prêmio de melhor música ao vivo da Veja-SP. Tem um pessoal bonito, viu? ;-)

Você vai se Quiser

Já que falei do Ó  do Borogodó e portanto, de samba, não poderia deixar de falar do Você Vai Se Quiser, mais conhecido como Samba da Praça Roosevelt, pois afinal de contas é meio que  a “minha” casa, lugar onde “bato cartão” todo santo sábado a tarde. O lugar é bem simples, a frequência é o que chamo de “samba cosmopolita” e pode assustar alguns pela heterogeneidade (leia o que o meu querido @riqfreire escreveu aqui) mas a música, a feijoada, os petiscos,  bem como a já mencionada frequência (se é que vocês me entendem :lol: ) são ótimos. A roda de samba aos sábados começa às 5 e termina às 9 da noite (o caldinho de feijão servido no fim é bem bom, viu?).

Studio SP

Aqui o ambiente já muda. O Studio SP fica no Baixo Augusta, o estilo de  música é alternativo (mas a programação também é regular, embora os estilos musicais variem muitíssimo) e o clima é mais de “balada” – se faz o seu gênero, dê um’ olhada na programação e se jogue!

Bom folks, é isso. Se alguém tiver dicas de outros lugares, ou impressões sobre os que menciocei, favor deixar nos comentários, tá?


Similar Posts:

Share

7 comentários sobre “Onde ouvir boa música ao vivo em São Paulo

  1. bom dia! sou Renato Vargas (o som do barzinho) ganhador de 4 discos de ouro e um de platina, gostaria de saber a possibilidade de apresentação minha aí.
    tel:21) 2548 9246 ou 71723584.

  2. Gostaria de receber notícias sempre que uma boa música ao vivo rolar em SP.

    Obrigado.

  3. Prezado (a) Ladyrasta,

    O Grupo E&D é uma holding integrada que tem como objetivo desenvolver e implantar soluções empresariais, aproveitando as oportunidades do mercado de forma sustentável, atendendo de maneira diferenciada, com foco na lucratividade.

    Formado por uma equipe de experientes profissionais, atua nas áreas de gerenciamento de educação corporativa, projetos, consultoria e assessoria, análise de viabilidade, planejamento e gerenciamento estratégico, desenvolvimento de projetos de investimentos, tecnologia da informação, comércio exterior, comércio eletrônico dentre outros.

    Acesse nosso site e conheça mais sobre nosso trabalho. http://www.eedconsult.com.br

    Atenciosamente,

    E&D Consult

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>