Saco é um saco

[Publicidade]

Faz um tempinho já que venho dispensando sacos plásticos quando faço minhas compras, porque quando a gente para pra pensar que plástico dura em média 400 ano e que sua produção é incessante, não é difícil visualizar nossos descendentes afogados numa montanha de plástico sem saber o que fazer com aquilo, né? E eu definitivamente não quero isso pra eles.

Fui passear na internet e lá no Ecoblogs encontrei os seguintes dados:

  • Estima-se que o consumo mensal de sacolas plásticas em supermercados seja em torno de 18.000 milhões de unidades, no Brasil;
  • Apenas 20% do plástico pós-consumo, o que equivale a 520 mil toneladas, é reciclado por ano no nosso país;
  • Colocar em duas sacolas de supermercado o que poderia ser levado em três reduziria em 20% sua emissão de CO², segundo a ONG Iniciativa Verde.

Faço o possível para recusar o máximo de sacos plásticos possível e tenho sacolas de pano no carro (ainda não cheguei ao nível da Lu Freitas, que tem uma coleção de sacolas ecológicas, mas eu chego lá :lol: ); por isso curti a campanha “Saco é um Saco” (aliás o blog tá legal, vale conferir), lançada pelo Ministério do Meio Ambiente e apoiada pelo Carrefour.

O Carrefour  lançou uma campanha bacanérrima: o concurso   “Sua Frase na Sacola”, onde você cria uma frase falando sobre os benefícios da utilização das sacolas  retornáveis e sobre os pilares da campanha, que são o 3 Rs: Recuse, Reduza e Reutilize

O conceito de cada um desses pilares está bem óbvio, mas vou dar uma moleza e explicar:

RECUSE : quando tentarem dar pra você sacos plásticos, faça a phyna blasé e diga “não, obrigada”, e leve suas compras em sacolas retornáveis ou caixas de papelão;

REDUZA: well, se não tiver jeito, aproveite bem o espaço das sacolas, não as aceite além do necessário;

REUTILIZE: o hábito brasileiro de usar sacolas para acondicionar lixo, por exemplo, é benéfico e adequado.


A frase mais criativa ganha uma viagem para um dos seguintes destinos: Amazônia, Fernando de Noronha e Pantanal, e as outras 4 mais criativas ganham vales-compra Carrefour (e essas frases serão estampadas nas sacolas retornáveis vendidas nas lojas Carrefour). Chic, não acham? Você está praticando consumo racional, ajudando o meio ambiente, e se for criativa ainda ganha uma viagem! Vai  e manda bala, boa sorte!

****

P.S. Não é sempre que faço posts pagos por empresas; até em decorrência da minha personalidade, jamais conseguiria elogiar um filme ou livro do qual não tenha gostado, ou uma maquiagem, ou um lugar e justamente por isso me considero impedida de fazer alguns posts; este aqui no entanto, é um tema que me é caro, e que julguei válido me envolver, por isso aceitei (e acho que ter transparência com quem me acompanha aqui é importante, certo?:-)

Similar Posts:

Share

2 comentários sobre “Saco é um saco

  1. Muito legal o seu post e essa campanha. Já faz bastante tempo que comecei a recusar as dezenas de sacos plásticos que me oferecem no supermercado. Na maior parte das vezes, as sacolas plásticas são completamente desnecessárias. Muito melhor usar uma sacola de pano mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>